Estou a chocar alguma!

Este blog vai chocar com várias raças, religiões, regiões, bairros, sexo, credos e até com ele mesmo. O objectivo é divertir todos, perceber que as diferenças só deverão servir para nos aproximar. Quem se ofender... bem, temos pena!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Humor em Angola

Para ajudar ainda mais aumentar a minha insegurança humorística, eu que pensava que era pioneiro a gozar com outras raças e mais uma vez os Angolanos me ultrapassaram. Existe em Angola uma sitcom, que passa já há alguns anos chamada “Conversas no quintal”. Um dos muitos episódios que vi, entra o preto mais retinto da África sub-sahariana, disfarçado de chinês, com a cara cheia de farinha (de milho para ser amarelo). A única personagem que percebe que ele está disfarçado é a astuta criada que mal o vê diz: “o que estás a fazer disfarçado e mais branco que o Micau Jacsom?” Risos incontroláveis na plateia. Mais nenhuma personagem percebeu este brilhante disfarce. E a certa altura não é que os angolanos trazem um chinoca verdadeiro, com um ar desgraçado, para a frente das câmaras. Este chinoca que não sabia português e nunca devia ter estado num set de gravação na vida. Olhou várias vezes para a câmara e como não percebia nada, andava a ser empurrado pelos outros actores para sair da marca deles. Ou seja, basicamente o programa foi trazer um "chung" para o set para enxovalhar ao máximo os chineses.
Mais, os angolanos desenvolveram um novo tipo de humor. Se nos Estados Unidos agora está muito na moda o “Unintentional Comedy” onde grandes humoristas como David Hasselhof e Chuck Norris fazem um sucesso desmedido com as suas performances nos anos 80 e em Portugal agora os Gato Fedorento fazem furor com o Nonsense, em Angola estão ainda mais à frente.
Exemplos de situações humorísticas, das “Conversas de quintal”: A criada de casa chega à sala e pergunta à senhora: “Falou com o Sr. Gervásio sobre o meu salário?” A senhora fingindo atrapalhação, responde “ah, pois é!!” Risos descontrolados na plateia (pré gravados, obviamente)!! Noutra situação das mais hilariantes foi quando o jardineiro, completamente fora do contexto do episódio e da cena se vira para a criada e diz: “eu quero é a minha garrafa de whisky!”. Risos gerais. Inicialmente pensei que fosse eu que estava fora do contexto da série. Mas acreditem que não perco um episódio.
Mais uma vez Angola supera Portugal. Estão os Gato Fedorento ainda com Nonsense e estes gajos já partem a louça toda há anos com o absurdo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro pseudo-intelectual, diz que "cada um tem o que merece". E é mesmo assim. Os angolanos têm nonsense sitcoms porque a Angola e todo o seu contexto politico, social e cultural (se é que este ultimo existe) é completamente nonsense. Mas o que eu estranho (e o q me fez escreer-te) não é o tu criticares a ma qualidade da tv negra... é tu gostares do pior que se faz em Portugal. Portugal tem também o que merece, uma televisao monotona,estupida, ridicula, com o cumulo do provincianismo - 98% dos programas, em especial as famosas telenovelas q tu admiras tanto- a roçar o cumulo do intelectualismo -com programas em q umas senhoras e uns senhores acefalos discutem durante horas a leviandade do ultimo livro do Llosa, que afinal nada de politico tem, a nao ser uma (mais uma) miseravel historia de amor, e sobre a qual nao ha nada para dizer. O miseravel e ainda mais acefalo povo português é bombardeado todos os dias c uma programação de merda. é verdade q nenhum dos morangos tem farinha de milho na cara, e ninguém na Vingança se chama Gervasio. Mas não deve ser muito melhor. E de qualquer maneira, o objectivo é o mesmo: tornar-nos ainda mais burros do que aqueles que se sujeitam (aceitam e elogiam)a fazer programas de televisão (e que se julgam actores...) completamente idiotas.
Tenho dito.

Choque disse...

Até que enfim alguém comenta isto! Estava a ver que não picava ninguém.
Caro anónimo. Não sou pseudo-intelectual, porque de intelectual não tenho nada. Por isso sou só pseudo.
Depois não consegui ler todo o comentário. Perdi-me no llosa. Mas é isto que queremos. Se quiseres colocares posts a dizer mal de mim e bem das outras culturas, força.
culturalchoque@gmail.com

jokas