Estou a chocar alguma!

Este blog vai chocar com várias raças, religiões, regiões, bairros, sexo, credos e até com ele mesmo. O objectivo é divertir todos, perceber que as diferenças só deverão servir para nos aproximar. Quem se ofender... bem, temos pena!

domingo, 15 de abril de 2007

Ideal de beleza certo!

Angola tem um ritmo diferente. É que se ouve muitas vezes dizer quem regressa deste país. Mais que um ritmo, tem muitas coisas diferentes e coisas que apesar deste ser um dos 10 países mais é um deles. Enquanto na Europa o ideal de beleza são mulheres magras e sem pêlos, que exigem destas muitas horas e dinheiro gastos em ginásios, comida pobres do mundo, estão muito mais avançadas que a Europa. E o ideal de beleza especial, esteticienes, depilações a laser ou cera fria e quente, privações de comida, álcool, etc. Aqui o ideal de beleza faz muito mais sentido. As mulheres querem-se grandes e com pêlos. Já viram o que facilita a vida? Se nós aí gostássemos de bagaços peludos, estávamos felizes sempre que saíamos à noite. Mas não! Queremo-las magritas, depiladas, carinha angelical ou fatal. Porque é que não gostamos das penkudas, testudas, queixudas, com prognatismo, estrábicas, carecas ou até anãs. Com o entulho que há em Portugal, cada vez que íamos à rua era com prazer. Já estou a imaginar a Charlize Theron a fazer-se a mim e eu a responder educadamente: “Desculpa lá, mas não vai dar. Não tens celulite! Nem uma borbulha sequer na cara?? Mas gostei de ti como amiga. Vai beber umas coca-colas e comer umas chamuças com alho para melhorar o hálito!”
Imaginem nos meus primeiros dias de gravações. O Tó Maria, nome carinhoso que eu chamo à minha personagem nesta série, tinha de passar por duas Angolanas boazudas (segundo o standard deles) e ficar maravilhado com esta beleza. Estas duas Angolanas tinham um cagueiro de fazer inveja à Margarida Martins, quando ainda era porteira no frágil, mais pêlos no peito e barriga que o Toni Ramos (porque é que o Toni Ramos é sempre o alvo de comparações com pêlos?? Estive 20 minutos a tentar arranjar outro e este é realmente o melhor! Estive quase para dizer um dos meus melhores amigos, o Chef Cardoso, mas poucos o conhecem) e pêlos no queixo mais compridos que um taliban convicto há anos. Depois pintam as unhas dos pés com flores, como se isso fosse desviar a atenção do resto. Aí é que eu vi que eu vou ser um actor para ganhar o globo de ouro angolano! Mas mesmo assim precisei de 8 takes. Só ouvia: “Corta! Esse ar é de deprimido”; “Corta! Esse ar é de tarado!”; “Corta! Esse ar é de assustado!” Lá ao fim do oitavo take fiz o ar maravilhado e inocente que um bom director comercial do BFA deve ter.
Os pêlos no peito assustam-me muito. Mais que os pêlos entre o umbigo e a… inicio das calças. Como diz o grande humorista André Pardal, são os refugiados. Não os deixaram ficar na mata, tiveram de se refugiar naquela zona mais exposta.
Mas os angolanos é que sabem.

O ideal de beleza para homens também é diferente. Mas desse falamos depois.

Malenka (vão com calma em Kimbundo),

Tó Maria

Sem comentários: