Estou a chocar alguma!

Este blog vai chocar com várias raças, religiões, regiões, bairros, sexo, credos e até com ele mesmo. O objectivo é divertir todos, perceber que as diferenças só deverão servir para nos aproximar. Quem se ofender... bem, temos pena!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Gasosa II

Frase de entrada nas instalações da polícia em Angola: “A polícia é como uma árvore cuja sombra protectora se projecta sobre a população. Se a sombra for amena, os cidadãos vão se acolher debaixo dela, e vão sentir-se protegidos.”

A polícia é a maior privilegiada nestas questões gasosas. É frequente pararem carros com brancos e implicarem com qualquer coisa. A técnica é simples. Como não pagámos gasosa na direcção geral de viação, os livretes demoram 3 anos a chegar e então temos umas fotocópias de uns certificados provisórios que podemos conduzir. Temos fotocópias, porque os certificados originais estão no notário para reconhecer (como não pagámos gasosa, demoram 1 ano e meio). Então as fotocópias não são válidas. Ou então a nossa carta não é válida porque não está escrita em português (sim, já me aconteceu também). O policia guarda os documentos no seu bolso e vai mandar parar outra viatura com brancos.
Normalmente como os brancos têm pressa e como vocês já sabem, os angolanos têm outro ritmo, o polícia joga com isso. Quanto mais pressa tivermos, maior vai ser a gasosa que teremos que pagar.
Eu já desenvolvi uma contra-técnica, que é o conjunto de várias técnicas que muitos tugas usam por aqui, e que tem resultado. Depois do agente guardar os documentos eu digo que fui assaltado há pouco e que me levaram todo o dinheiro. Agradeço ele ter-me parado e peço-lhe ajuda para irmos atrás dos assaltantes. E finalmente pego num livro, revista ou textos para decorar e fico a ler pacientemente. Assim que ele percebe que eu não tenho dinheiro, tenho tempo e ainda lhe posso dar trabalho a ir atrás de assaltantes, ele deixa-me ir.
Mas isto nem sempre funciona. Um dos meus melhores amigos aqui, um sul africano branco de origem germânica, aspecto ariano já foi preso 2 vezes. Na primeira, pediram-lhe a identificação e queando ele mostra o passaporte, acusaram-no de falsificar o documento de identificação. Ficou preso 1 dia e pagou 500 USD de gasosa. A segunda foi quando lhe pediram a identificação e ele não tinha o passaporte e prenderam-no por não estar identificado. Ficou preso umas horas e pagou 200 USD de gasosa. Compensa não andar identificado.

1 comentário:

inês disse...

Afinal qual é a tua nova profissão?
Gasoseiro ou gozeiro? :)