Estou a chocar alguma!

Este blog vai chocar com várias raças, religiões, regiões, bairros, sexo, credos e até com ele mesmo. O objectivo é divertir todos, perceber que as diferenças só deverão servir para nos aproximar. Quem se ofender... bem, temos pena!

domingo, 3 de junho de 2007

Gasosa

Antes de lerem mais qualquer coisa sobre Angola é preciso que tenham em mente este conceito, que é o da Gasosa.
A seguir a sexo, aquilo que os Angolanos mais pensam é na Gasosa!
A Gasosa é uma palavra multifuncional aqui em Angola.
Primeiro significado é o sentido literal e físico: Uma lata de coca-cola, fanta ou sprite. A Coca-Cola Company vende mais em Angola que em toda a Europa junta. Cada Angolano bebe no minímo 4 gasosas (latas ou garrafas) por dia. Uma a cada refeição (Mata-bicho, almoço, lanche e janta). Muitos, bebem mais de 2 a cada refeição e outras a meio da tarde. Há ainda aqueles que bebem uma para sobremesa. Finalmente antes de qualquer saída à noite bebe-se sempre 2 ou 3 gasosas antes de começar a beber os 4 litros de cerveja e meio litro de whisky, só para acamar. Ou seja, o Angolano médio bebe em média (segundo as minhas estimativas, que andei a apontar e calcular no programa estatístico SPSS) 7 gasosas por dia.
O segundo significado é a forma comparativa. “Este funge (prato típico que o Angolano adora e que é farinha com água aquecida) está melhor que gasosa” ou uma frase romântica entre namorados: “gosto mais de ti que de gasosa!”.
O terceiro sentido é o de peso e medida. Exemplo clássico: cuidado que esta mala pesa 2 grades de gasosa”; “quanto é que custa isto? – Custa 2 gasosas e meia!”.
É frequente ouvirmos os putos de rua pedirem aos brancos: “paga-me uma gasosa!” e daí deriva o melhor significado de Gasosa. Vou dar alguns exemplos:
Um polícia para um carro que infringiu ou não alguma regra de trânsito. Depois de algum tempo diz: “Eu posso deixa-lo ir, se me pagar uma gasosa!” Neste caso a gasosa é cara, custa entre 10 e 100 USD.
Querem reservar um quarto no hotel, tem de se pagar uma gasosa (tabela normal é de 150 USD por quarto) ao empregado do hotel. E acreditem que não há quartos livres.
Querem ter o visto em menos de 3 meses, paga-se uma gasosa aos empregados da embaixada e Ministério da Migração e Estrangeiros. Aqui a gasosa varia entre os 200 e os 1000 USD
Querem que o motorista da empresa onde trabalham vos venha buscar às horas combinadas, tem de pagar gasosa senão, ele “vai ficar preso no engarrafamento” e só chega 8 horas depois (sim, já me aconteceu!).
Na chegada ao aeroporto, o policia alfandegário decide questionar-nos sobre o facto da nossa escova de dentes ser encarnada. Pagamos uma gasosa e passamos tranquilos. Senão temos 4 horas de espera.
Ou seja, gasosa é um eufemismo para suborno. E está constantemente a ser utilizada.
Estas noções sobre Gasosa é importante para os textos que irão ler futuramente (sim, porque continuam interessados neste blog espectacular) e para qualquer pessoa que queira vir a Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quantas gasosas é preciso pagar para continuar a ler os textos?